Tipo: Organização Não Governamental
Avenida Visconde do Rio Branco, 2847, Piedade
Fortaleza (CE) Telefone: (85) 3252-4910
Na década de 80, no município de Aurora, o sr. Elias dos Anjos, líder comunitário, solicitou ajuda de uma religiosa de Minas Gerais, para atenuar o quadro de miséria agravado pela seca no Ceará. O sr. Paul Lesafre, diretor da ONG francesa InterAide, informado da situação, visitou o município e voltou à França com projetos para cursos profissionalizantes, construção de barragens, agricultura e saúde. Em 1981, iniciou o desenvolvimento dos projetos.
Anos depois, em Fortaleza (bairros Pirambu, São Miguel e Lagamar) identificou-se a necessidade de ações de educação infantil, profissionalização e saúde. Foram apoiados pela InterAide projetos de creches, horta comunitária, agentes de saúde e cursos profissionalizantes.
Em 1985 foi constituído o Grupo de Apoio às Comunidades Carentes no Ceará; que evoluiu e implantou filial no Maranhão, hoje independente. O Gacc desenvolve ações de Educação para a Vida; Agroecologia; Geração de Renda; Desenvolvimento Comunitário. Efetiva parceria com associações locais, responsáveis pelo gerenciamento técnico-financeiro de projetos; assessora líderes e equipes para conduzirem o processo de desenvolvimento. O Gacc tem ampla experiência em projetos voltados às populações vulneráveis. Incluído no Anuário do Ceará, Fundação Demócrito Rocha/O Povo, como uma das 10 organizações que se destacam no número de beneficiados, impacto social, transparência e relevância do trabalho.
Em 29 anos, o Gacc efetivou parcerias com ONGs francesas e belgas, Ministérios, Banco do Nordeste do Brasil, Petrobras, secretarias municipais; teve projetos premiados pelo Ashoka/Mackinsey, Itaú Fies, Criança Esperança, Itaú Unicef e certificados pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais. De Utilidade Pública Estadual, Lei 11.613 de 16/10/1989, possui filiação à Abong, registros nos órgãos locais: Fichário Central de Obras Sociais do Ceará, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A equipe é composta de Pedagogos, Agrônomo, Assistentes Sociais, Terapeuta Ocupacional, profissionais de nível médio.