Tipo: Fundação
Fundação Hermínio Ometto
Araras (SP) Telefone: (19) 3543-1400
A Fundação Regional de Ensino Superior de Araras (Fresa), assim instituída em 5 de julho de 1973 em caráter de fundação municipal, sob a lei n. 1.041, surgiu da união de esforços e aspirações de quatro importantes representantes da sociedade - Dr. Hermínio Ometto, professor Jair Della Coletta, na época prefeito de Araras, Dr. Roberto Mercatelli e Dr. Lauro Michielin -, com a finalidade exclusiva de criar, instalar, manter e promover a expansão de cursos de nível superior, orientando-se para o desenvolvimento cultural, científico, técnico, social e econômico do país, em especial para os campos mais diretamente relacionados com a saúde e o aperfeiçoamento humano e a área de pesquisa e extensão.
Regida por estatuto próprio, a Fundação, declarada entidade de utilidade pública municipal, estadual e federal, sem fins lucrativos e certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social, é administrada por seu Conselho Superior e fiscalizada por seu Conselho de Curadores, sem interferência do poder público, e dispõe, por conseguinte, de autonomia administrativa e econômico-financeira.
No princípio, foi instalada em um prédio no bairro Belvedere, em Araras. Anos mais tarde, em 1978, transferiu-se para suas novas instalações, construídas em terras doadas pela Usina São João e pela clínica psiquiátrica Antônio Luiz Sayão, com total apoio de seus representantes, bem como de outros membros da comunidade.
Dr. Hermínio presidiu o Conselho Superior até 1986, ano de seu falecimento, quando então a instituição passou a se chamar Fundação Hermínio Ometto (FHO), em sua homenagem. Posteriormente, assumiu sua presidência D. Duse Rüegger Ometto, esposa de Dr. Hermínio, cuja dedicação em todos esses anos tem sido inestimável e fiel.
Desde a sua constituição, a FHO, cuja missão declarada é promover a expansão do ensino e da área de pesquisa e extensão, e contribuir, desse modo, para o desenvolvimento técnico-científico, sociocultural e econômico do país, faz valer os ideais filantrópicos e os princípios éticos daqueles que lhe deram vida, transferindo esses mesmos ideais e princípios, tão valiosos para a consecução plena dessa missão, a todos que de uma forma ou de outra estão envolvidos com nossa instituição.