Tipo: Organização da Sociedade Civil
Rua Abdias Gomes de Almeida, 773, Tambauzinho
João Pessoa (PB) Telefone: (83) 3241-5916
A Cunhã Coletivo Feminista é uma organização social sem fins lucrativos, fundada em 1990, no estado da Paraíba, nordeste do Brasil. Tem como missão promover a igualdade de gênero, tendo como referências a defesa dos direitos humanos, o feminismo, a justiça social e a democracia. A palavra cunhã significa mulher na língua Tupi. É também é uma flor bastante comum na Paraíba, conhecida como Clitoria ternatea, muito parecida com o órgão genital feminino.
Contribui para o fortalecimento das mulheres, no enfrentamento ao patriarcado, ao racismo e ao capitalismo, visando a igualdade de gênero e raça, a ampliação da democracia e a transformação social, através de estratégias de formação, incidência política, produção do conhecimento e comunicação.
A organização tem atuado junto a grupos de mulheres jovens e adultas em situação de pobreza, nos contextos urbano e rural, visando o fortalecimento do movimento de mulheres e feminista brasileiro. Desenvolve ações em consonância com organizações, redes e articulações feministas no Brasil e na região latino-americana, especialmente junto à Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), onde integra a a coordenação.
Promove ações de formação e incidência junto a parlamentares gestores(as) públicos(as), profissionais de saúde, educação, segurança pública, entre outras áreas, e participa de redes e articulações feministas no enfrentamento ao machismo, ao racismo e ao capitalismo, na luta pelos direitos humanos das mulheres, visando a igualdade de gênero e a ampliação da participação política das mulheres
A organização realiza ainda processos de formação junto a grupos de mulheres, organizações comunitárias, movimento feminista e de mulheres e movimentos sociais nas temáticas de: direitos sexuais e direitos reprodutivos; enfrentamento à violência contra as mulheres; enfrentamento às desigualdades de raça e de gênero; políticas públicas para as mulheres; democratização do poder e reforma do sistema político brasileiro; seguridade, proteção social e trabalho das mulheres; autonomia econômica das mulheres, entre outras questões.